quinta-feira, 22 de abril de 2010

Alice Através do Espelho estreia dia 22 de abril no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso


fonte: http://www.sesisp.org.br/home/2006/news/news.asp?idn=1591

Peça foi inspirada no clássico do autor inglês Lewis Carroll. A estreia será em 22 de abril e as apresentações serão realizadas de quinta-feira a domingo. Entrada franca

Alice Através do Espelho tem no elenco os jovens atores do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi-SP, sob direção de Rubens Velloso com criação e produção do Phila7. O espetáculo estreia em 22 de abril e fica em cartaz até 11 de julho - de quinta-feira a sábado, às 20h30, e domingo, às 19h30 -, no Mezanino do Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso.

A peça, inspirada no clássico do inglês Lewis Carroll, é uma releitura contemporânea do texto original. Nesta montagem, Alice deixa um bilhete no espelho antes de ir embora de casa: “As coisas não fazem mais sentido. Vou desaparecer por um tempo. Por favor, não se preocupem”. Lorina, sua irmã, cria um blog chamado Wonderland (http://blog.phila7.com.br/) para encontrar Alice e tentar entender o quê não faz sentido.

Rapidamente o blog transforma-se numa rede de encontros e seus integrantes usam como nicknames os personagens dos livros de Carroll. Alice posta uma mensagem no blog propondo um encontro com os blogueiros via skype.

Três Alices – Alice Liddell; a Alice de Carroll; e uma Alice atual - partem para uma viagem em que a realidade mais palpável, o mundo das imagens, das representações, das subjetividades construídas pela ficção, constituem esta nova Wonderland.

Rubens Velloso conta que, por meio de diferentes linguagens - vídeo, corpo, texto e câmeras ao vivo -, o espetáculo convida o público a atravessar o espelho, indo em busca de quem é Alice hoje. “Alice é um processo, um espaço de experimentação. O corpo, a palavra, a imagem, os espaços e a luz são mutáveis, são permeáveis, pretendem estar sempre em expansões cognitivas e de sentidos”, revela.

O tema de entrar através do Espelho em um mundo imaginário tornou-se frequente na atualidade, principalmente nas novas mídias: videoclipes, filmes de ficção e universos virtuais da web.

“Tais mídias são mais que espelho e ferramentas do utilizador, são interfaces que permitem a passagem para existências virtuais - como o outro lado do espelho de Alice. Esse ponto de passagem é o que nos interessa, num contexto onde o limiar entre o “real” e “virtual”, animado e inanimado, o “eu” unitário e o “eu” múltiplo são difíceis de definir”, conclui Velloso.

O Phila7 surgiu no início de 2005 com o objetivo de pesquisar novas linguagens e diferentes mídias. Desde seu primeiro trabalho, tem na imagem e na tecnologia ferramentas para o desenvolvimento de novos caminhos para as artes cênicas. Formado por um coletivo de artistas de diferentes áreas, tendo o corpo presencial e a virtualidade como foco central, o Phila7 experimentou relações de contaminação de diversas linguagens artísticas.

Serviço:
Espetáculo Alice Através do Espelho
Temporada:

de 22 de abril a 11 de julho de 2010 - de quinta-feira a sábado, às 20h30; domingo, às 19h30.
Recomendação etária: espetáculo não recomendado para menores de 12 anos.
Local:

Mezanino do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso – Avenida Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp
Capacidade: 50 lugares
Duração: 75 minutos
Gênero: teatro pós-dramático
Entrada: franca - A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria no mesmo dia do evento - Horário de funcionamento da bilheteria: de quarta a sábado, das 12h às 20h30; domingo, das 11h às 19h30. São distribuídos dois ingressos por pessoa.

Por Evelyne Lorenzetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário